Crescendo na graça e no conhecimento

26 de julho de 2011

O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO



“Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” Mateus 12.31 e 32.

A princípio entendo o pecado contra o Espírito Santo como uma ação deliberada ao se professar palavras de blasfêmia contra Deus. Mas acredito que preciso chegar a causa raíz do problema que gera este tipo de pecado. Na verdade “a boca do homem fala do que o coração está cheio.” Mateus 12.34; Lucas 6.43-45. Nada mais é do que a verbalização de um estado de espírito que expressa a opção pelo lado contrário ao propósito de Deus. Assim, um dos dois lados em nossa vida, em qualquer momento estará no controle da nossa vontade, querendo nós ou não. Paulo fala desta eterna luta da carne contra o Espírito; Gálatas.5.17; Romanos 8.13.

Ao ter um encontro com Cristo no caminho de Damasco, o apóstolo Paulo ouviu do próprio Senhor a seguinte advertência:

"- E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões." Atos 9.4 e 5

Recalcitrar contra os aguilhões remete à figura do animal que resiste ao comando do seus donos e assim são instigados pelo aguilhão para continuarem em sua posição ou caminho. Poderia ser contextualizado como as esporas que os cavaleiros usam para açoitar os cavalos.

A resistência à voz do Espírito tem como consequência inicial a tristeza, a dor, o sofrimento.
O jovem rico que queria alcançar a vida eterna, após ser confrontado com amor pela palavra de Cristo, retirou-se triste da presença do Senhor ao optar em permanecer no caminho em que estava em detrimento do bom conselho do Alto. Resistindo à voz de Deus. Leia Mateus 19.16-22

A distância da comunhão com o Pai, conforme Paulo,  provoca “a tristeza [que] segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” II Coríntios 7.10. grifo nosso.

Deus fala, fala e continua a falar de maneira doce e suave mas decidida nos conduzindo ao caminho do arrependimento e do perdão divino. Como está escrito: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” Hebreus 4:7

A resistência à voz do Espírito falando à consciência leva ao estado de endurecimento do coração e consequentemente a se proferir palavras de blasfêmia contra o Espírito Santo, seja através do falar de nossa boca, seja através do falar mais alto do nosso comportamento e, infelizmente, sua permanência até o fim da vida conduz o rebelde a condição de reu de juízo eterno. Marcos 3:29.

Pecar contra o Espírto Santo assim penso significa resistir à voz do Senhor no dia que se chama hoje, o tempo de abertura das portas da graça, não se cedendo à vontade de Deus e assim rejeitando o homem o favor imerecido da salvação de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. e Salvador, deixando de ser guiado pelo Espírito de Deus, negando assim a condição de filho do Eterno Pai.

Significa, creio eu, o pecado maior de não aceitar renunciar a qualquer outro pecado e assim recusar o perdão de Deus e a mudança de vida durante a vida terrena. Assim, precisamos reconhecer que mesmo pecadores, temos um advogado junto ao Pai que intercede por nós, livrando-nos de pecar contra o Espírito Santo:

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." Hebreus 4.15 e 16.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.