Crescendo na graça e no conhecimento

26 de fevereiro de 2010

Missão Integral da Igreja

O Primeiro Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial, realizado em 1974 em Lausanne, Suiça, foi um marco para a história da Igreja contemporânea. Uma das ministrações marcantes do evento foi proferida pelo teólogo equatoriano René Padilla que tratou da missão integral da Igreja.
A ideia central no conceito da missão integral esclarece que a evangelização não pode ocorrer fora da realidade da sociedade.

Assim, conforme René Padilla*, a Missão Integral expressa basicamente:

1. O compromisso com todo o conselho de Deus. A Bíblia precisa ser considerada em toda a sua totalidade; e
2. A missão da igreja leva em conta a pessoa em toda a sua totalidade, bem como o contexto na qual ela vive.

René destacou que a necessidade mais ampla e mais profunda do ser humano é ter um encontro pessoal com Cristo, o mediador do Reino de Deus, que representa o domínio de Deus sobre a totalidade da vida. A entrega a Jesus cristo é a entrega a Ele como Senhor do Universo, diante do qual todo joelho se dobrará, sendo este o destino fianal da história humana.

Para René, O Reino de Deus não é o “melhoramento social progressivo da humanidade, segundo o qual a tarefa da Igreja seria transformar a terra em céu, e isto agora”.

Paradoxalmente, parece-me este ser o objetivo da teologia da libertação e da teologia da prosperidade. Embora com motivações distintas, buscam ambas o atendimento das necessidades do homem: do outro (Libertação), ou de si mesmo (Prosperidade).

Por outro lado "o Reino de Deus não consiste apenas em valorizar as coisas da alma com sua base no coração". Uma espécie de isolamento da vida real e o olhar votado apenas para a espiritualidade que não interage na sociedade.

“Assim, a evangelização e a ação social são inseparáveis; a palavra e a ação estão indissoluvelmente unidas na missão de Cristo e de seus apóstolos e devem ser mantidas unidas na missão da Igreja, na qual se prolonga a missão de Jesus até o final do tempo.”

A igreja é chamada a manifestar o reino de Deus aqui e agora, tanto através daquilo que ela faz com através daquilo que proclama; manifestar o poder de Deus por meio da palavra e da ação, no poder do Espírito Santo, até o porvir.


* René Padilla, teólogo,nasceu no Equador e residente em Buenos Aires, na Argentina, é fundador e presidente da Rede Miqueias. Bacharel em filosofia, mestre em teologia pelo Wheaton College, EUA, e doutor em Novo Testamento pela Universidade de Manchester, na Inglaterra. É membro-fundador da Fraternidade Teológica Latino-Americana e diretor de Ediciones Kairos, editora ligada à Fundação Kairós. É ex-presidente internacional da Tearfund, e autor e organizador de vários livros.


Bibliografia:

PADILLA, C. René. Missão Integral: Ensaios sobre o Reino e a Igreja. Temática Publicações; Fraternidade Teológica Latino-Americana – Setor Brasil, São Paulo: 1992, p. 8, 201-202.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.