Crescendo na graça e no conhecimento

5 de fevereiro de 2010

Missionários americanos acusados de levar crianças do Haiti são liberados, exceto os líderes

Dez americanos, 05 homens e 05 mulheres, foram detidos na última sexta-feira na fronteira com a República Dominicana tentando chegar ao país vizinho ao Haiti com 33 crianças com idade entre dois meses e 12 anos, sem qualquer documento de guarda. O grupo foi encviado ao Haiti pela organização não governamental New Life Children's Refuge e são ligados a uma Igreja Batista de Idaho.
Quase três semanas depois, em 18/02, Oito dos dez missionários foram liberados por um magistrado haitiano, após o magistrado ouvir os pais dos menores que sairiam do país. Aparentemente, os pais disseram que entregaram voluntariamente seus filhos aos missionários.
A NLCR é uma organização sem fins lucrativos dedicada “ao ministério cristão que visa cuidar de órfãos, abandonados e crianças pobres haitianas e dominicanas, demonstrando o amor de Deus e ajudando cada criança a encontrar a cura, esperança, alegria e vida nova em Cristo”.
Os americanos foram acusados formalmente de "sequestro de menores e associação criminosa" devem ser julgados no Haiti, e não enviados aos Estados Unidos, disse o ministro da Justiça haitiano, Paul Denis.
Logo após a prisão, os cinco homens e as cinco mulheres negaram ter cometido crime e disseram que não sabiam que estavam em situação irregular. Eles afirmaram que estavam apenas tentando ajudar as crianças consideradas órfãs, mas depois se descobriu que várias crianças ainda tinham familiares vivos no Haiti.
De acordo com o advogado de defesa do grupo, Edwin Coq, nove dos dez americanos --que têm 18 a 55 anos de idade-- não sabiam nada sobre a situação dos documentos das crianças. "Farei o possível para soltar os nove", disse Coq. A líder do grupo, Laura Silsby, permaneceria sob acusação.
Silsby, afirmou à agência de notícias Associated Press que as crianças eram órfãs e que seriam levadas para um hotel da área de Cabarete, na costa da República Dominicana. O hotel, de 45 quartos, seria, posteriormente, transformado em um orfanato, ainda conforme a missionária.
Desesperados, os pais dizem que entregaram os filhos para o grupo de boa vontade, confiando nos americanos que teriam prometido levá-los para uma vida melhor.
Vinte e uma das crianças do grupo interceptado vêm de um mesmo vilarejo na periferia da capital haitiana e foram entregues pelos próprios pais aos missionários, segundo a BBC. A investigação deve durar pelo menos três meses e se condenados, os missionários podem pegar longas penas de detenção. De acordo com a legislação haitiana, os cidadãos americanos podem ser condenados a até 9 anos de prisão, segundo avaliação de Gervais Charles, da Ordem dos Advogados de Porto Príncipe.
As crianças estão agora sob os cuidados de uma organização austríaca em Porto Príncipe.
O juiz haitiano Bernard Saint-Vil disse, porém, que ainda quer interrogar a líder do grupo, Laura Silsby, e outra integrante, Charisa Coulter, sobre uma visita delas ao Haiti em dezembro, não sendo liberadas.
Fontes:

http://blog.pleaseprayfor.org/2010/02/new-life-children%E2%80%99s-refuge-haitian-orphan-rescue-mission/

http://noticias.uol.com.br/especiais/terremoto-haiti/ultimas-noticias/2010/02/05/americanos-acusados-de-sequestrar-criancas-devem-ser-julgados-no-haiti-diz-ministro.jhtm

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1477074-5602,00-HAITI+PROCESSA+MISSIONARIOS+DOS+EUA+POR+SEQUESTRO+DE+CRIANCAS+APOS+TERREMOT.html

http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE6130MB20100204

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/02/100204_haiti_orfaosrg.shtml

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,missionarios-liberados-por-juiz-no-haiti-chegam-aos-eua,512949,0.htm

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.