Crescendo na graça e no conhecimento

10 de abril de 2010

O Pregador Autêntico


Avaliação de pregadores


O Método 5W 2H é uma ferramenta aplicada na gestão da qualidade nas organizações visando a melhoria contínua das ações organizações, desde o planejamento, execução, avaliação e mudanças que permitem a melhoria contínua dos seus processos de trabalho.

A ideia de uso deste modelo não é nova.

De acordo com os estudiosos da história da qualidade, “o mais antigo registro encontrado nesse sentido está no "Tratado sobre Oratória" escrito por Marcus Fabius Quintilianus (entre os anos 30 e 100 d.C.). Esse tratado se refere a textos para discursos. Quintilianus observava que, para se obter a compreensão do público sobre qualquer tema era necessária a utilização do hexágono de perguntas (e respostas) contido em seu tratado. As seis perguntas básicas a serem respondidas para o êxito da comunicação eram: o que, quem, quando, onde, por que e como.”

5W 2H

What O Que? Que ação será executada?
Who Quem? Quem irá executar/participar da ação?
Where Onde? Onde será executada a ação?
When Quando? Quando a ação será executada?
Why Por Quê? Por que a ação será executada?
How Como? Como será executada a ação?
O outro  H foiacrescentado depois para aplicação no ambiente corporativo:

How much Quanto custa? Quanto custa para executa a ação?

Traçando um paralelo para identificarmos os pregadores autênticos, podemos aplicar a técnica pelo uso destas perguntas que podem nos ajudar a traçar um perfil modesto para identificação destes arautos.

Pregadores Autênticos:

Quem são?

Os autênticos pregadores são chamados, escolhidos, separados, ungidos, inspirados e comissionados por DEUS para falarem em nome do Senhor (Gênesis 4.10-12; Jeremias 1.4). São vozes que clamam no deserto da indiferença e aridez espiritual (Lucas 3.1-14), em que vive esta geração corrompida e perversa. São aqueles que tiveram um encontro com Deus, foram tocados pela brasa do altar e agora se apresentam diante de Deus e dizem: - Eis-me aqui, senhor! Envia-me a mim. (Isaías 6.1-8) Suas mensagens ao avaliadas e conferem com as Escrituras Sagradas (Atos 17.10-11).

Os ouvintes são todas as criaturas: o rico,o pobre e o remediado; o branco, o índio, o negro, o asiático, o nórdico (Marcos 16.15). Os cativos do pecado, os oprimidos, cansados, sobrecarregados, os enfermos e os que não se acham enfermos. Lucas 4.18-19; Mateus 11.28-29.


Onde pregam?

Os autênticos pregadores pregam em toda parte: No colégio, na Universidade, no trabalho, no condomínio, na rua, nas praças, na família, no trem, no avião, no templo, na TV, no rádio, no Orkut, no MSN, Tweeter, nas casas, nos presídios, onde se abrir uma porta no Senhor, ali se ouvirá a voz de um pregador. Marcos 16.15; atos 2.46 e 47.

O que pregam?

A mensagem genuína do evangelho de Cristo (atos 14.1-7; 15.7;16.10;20.24; Romanos 1.15-17; 2.14-16), as boas novas de Deus aos homens (Atos 13.32; Lucas 2.10; Hebreus 4.2; , sem mistura, sem omitir ou acrescentar um jota ou til na mensagem (II Co 11.3-4; Gálatas 1.8-9). Não falam de si mesmo, mas aquilo que recebem do Senhor: mensagens de paz quando há paz; mensagens de lutas quando há lutas.

Quando pregam?

A tempo e fora de tempo - II Tim. 4.2. Remindo o tempo - Efésios 5.16. Continuamente - Eclesiastes 11.6.

Como?

Com fidelidade ao que lhe foi entregue como verdadeiros mensageiro, porta-vozes fiéis (II Co. 11.23; I Co. 15.3) Com espírito voluntário, de boa mente (Filipenses 1.15), sem partidarismo ou acepção de pessoas (Atos 4.34;Romanos 2.11; Colossenses 3.25; Tiago 2.1-9.)

Por quê?

Porque Deus ama todas as pessoas (João 3.16). as quais estão morrendo sem Deus, sem paz e sem esperança de salvação (Efesios 2.12), porque lhes é imposta esta missão e ai deles  se não pregarem (I Co. 9.16; Rom. 10.14-16), porque o amor de Cristo os constrange, impele e motiva (Marcos 3.14; II Co. 5.14); porque as pessoas estão sedentas, e famintas Deus ( João 4.13-15; 6.35; 7.37; Mateus 25.35)

Quanto custa?

Nada, absolutamente nada. Não quer nada em troca, prega sem vender, mercadejar ou querer tirar proveito da mensagem nem dos ouvintes.De graça recebeste, de graça daí. Mateus 10.8; Atos 8.18-20.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.