Crescendo na graça e no conhecimento

21 de outubro de 2011

Vencendo o inimigo da dúvida


E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de DEUS, manda que estas pedras se transformem em pães. Mateus 4.2 e 3.

 O inimigo, satanás, conhecia bem a Jesus e de fato sabia que era o o filho de Deus. Ele queria insinuar que Jesus, na condição de filho de Deus, deveria fazer coisas mirabolantes. 
Mas esta dúvida pode surgir como uma das tentações à que somos expostos, principalmente, na condição de filhos de DEUS, principalmente quando as circunstâncias adversas querem nos fazer questionar a nossa condição de filhos de DEUS.
Ao nos atrair engodando a nossa própria concupiscência (Tiago 1:14), o inimigo de nossas almas fala mansamente, dizendo com voz aveludada que nada daquilo faz mal. Quando ocorre a fatalidade de cedermos, ele se volta contra nós com a voz berrante de um trio elétrico despejando mega-watts de acusações e culpas sobre nós.
Porém, mesmo quando alguém tropeça e cai em pecado, este não perde a condição de ser filho de DEUS. Muito embora possa passar a condição de bastardo. Hebreus 12:8. Porque o escape de DEUS existe, simplesmente porque somos Seus filhos. 
Para a restauração da comunhão com o Pai, a Igreja aplica como remédio a disciplina, porque não somos bastardos, sem correção, mas somos filhos pois “o pai corrige o filho a quem ama” e assim o Senhor nos corrige porque nos quer bem. Hebreus 12:6 a 10.
Desta maneira somos então restaurados e não ficamos prostrados, porque somos filhos de DEUS, conforme o apóstolo João testificou:

Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de DEUS; e, de fato, somos filhos de DEUS. 1 João 3:1

Nada portanto do que possa nos acontecer muda a nossa condição de filho de DEUS. Existe ex-patrão, ex-vizinho, ex-empregado, ex-marido, ex-amigo, ex-tanta coisa, porém, não existe ex-filho, repito, não existe ex-filho. Uma vez filho, sempre filho.  Exceto em condição extrema quando alguém apostata da fé. 1 Timóteo 4:1.
Pois todos somos filhos de DEUS mediante a fé em Cristo Jesus (Gálatas 3:26), ratificado pelo testemunho do próprio Espírito de DEUS:

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de DEUS são filhos de DEUS. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de DEUS e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Romanos 8.14-17.

O inimigo tentou a Jesus justamente por este ser filho de DEUS, pois ele bem o sabia (Lucas 8:28). O Senhor Jesus feriu a cabeça da serpente e esmagará definitivamente a satanás debaixo dos seus pés. Gênesis 3:15; Romanos 16:20.
A dúvida é a inimiga número um da fé e parceira do inseparável do pecado:

"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado." Romanos 14.21 a 23.


Nesta era presente o adversário tenta atingir a Deus procurando derrubar os salvos, porém nada pode contra o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Apocalipse 17:14, visto maior ser Aquele que está com a Igreja do que aquele que está no mundo. 1 João 4:4. 
Precisamos como cristãos autênticos socorrer àqueles que estão à beira do abismo da dúvida, conforme o conselho de Judas :

Apiedai-vos de alguns que estão na dúvida,e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a roupa manchada pela carne. Judas 1.22 e 23. 
 .

Graças portanto a DEUS que nos dá a vitória em Cristo Jesus, nosso Senhor.  1 Coríntios 15:57.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.