Crescendo na graça e no conhecimento

11 de outubro de 2011

A PORTA DA SALVAÇÃO - RESTAURANDO OS PECADORES


Malquias, filho de Harim, e Hassube,  filho de Paate-Moabe, repararam outra parte, como também a torre dos fornos; e ao seu lado Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, ele e as suas filhas. NEEMIAS 3.11 e 12.

Entre os filhos dos sacerdotes acharam-se estes que tinham casado com mulheres estrangeiras: dos filhos de Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, Maaséias, Eliézer, Jaribe e Gedalias. E deram a sua mão, comprometendo-se a despedirem suas mulheres; e, achando-se culpados, ofereceram um carneiro do rebanho pela sua culpa. ...
Dos filhos de Harim: Eliézer, Issijá, Malquias, Semaías, Simeão, Benjamim, Maluque e Semarias. Esdras 10.18,19, 31 e 32.



O fator principal a ser destacado quando do período da reconstrução do templo e reedificação dos muros de Jerusalém foi a restauração espiritual dos judeus. Esdras e Neemias confrontaram as práticas pecaminosas do povo e inquiriu-os quanto a uma tomada de posição. Uma das suas faltas mais graves era a prática de casamentos mistos entre os homens judeus com mulheres estrangeiras de povos pagãos. Duramente foram cobrados a deixarem estas mulheres juntamente com seus filhos. Era tudo ou nada.

Muitos deles resolveram renovar seu pacto com o Senhor e assim o fizeram. Leia Esdras 10. Um dos homens que casou com mulher heteia foi Malquias, filho de Harim.
Lendo o livro de Neemias localizamos o mesmo Malquias, filho de Harim, (Neemias 3.11), agora trabalhando na obra da reconstrução dos muros de Jerusalém.
Assim Deus fez e assim continua a operar na Igreja. Muitos feridos, desvalidos, ignorados, extraviados, perdidos, miseráveis pecadores, quando se deparam com a graça de Deus e ouvem o seu canto de amor e tomam atitude de mudança de mente e de coração, logo tem suas vidas mudadas.

Quando aceitamos a Cristo como Salvador trocamos de vestimentas. Efésios 4:24. Somos motivados a largar as velhas vestimentas adereçadas com a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. E a nos vestirmos do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; a revestir-mo-nos do Senhor Jesus Cristo, de vestes de salvação e de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

Quando o profeta Josué esteve diante do Senhor com vestes sujas, o inimigo passou a acusá-lo diante de DEUS. E ainda hoje acusa os santos. Ele também fala alto querendo dizer que não tem mais jeito para nós. DEUS repreendeu o inimigo e orientou o profeta a trocar as vestes e a prestar mais atenção nos seus ensinos. Ainda tem uma saída para aqueles que porventura pecaram sujaram as suas vestes espirituais, tem jeito. A Palavra de DEUS que é fie e verdadeira nos afirma que em Apocalipse 22:14: 

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”. 

A Palavra é bem clara. O verbo se encontra no presente. Bem – aventurado os que lavam as suas vestiduras. Ou seja, a vida cristã é um processo contínuo de purificação e aperfeiçoamento. Nós não somos daqueles que se encurvam e caem, mas, quando porventura tropeçamos, logo levantamos e ficamos de pé. Conheço exemplos de pessoas que passaram por processos de disciplina e que retomaram renovados sua comunhão com DEUS. O cair é do homem, o levantar é de DEUS.
         
        O importante é não nos conformarmos, ou seja, tomarmos a forma do mundo com suas práticas, valores e conceitos. Precisamos nos transformar pela renovação do nosso entendimento, como aconselhou Paulo aos romanos, a fim de experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de DEUS para conosco. Romanos 12.1. 


A Igreja vitoriosa aponta para a necessidade de arrependimento e conversão e se apresenta como agente de DEUS na restauração os feridos, em admoestando os desordeiros, consolando os de pouco ânimo, sustentando os fracos e pacientes para com todos (I Tessalonicenses 5:14), para que tornem a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e façam veredas direitas para os pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. Hebreus 12.12. (grifos nossos.)

          Assim, quem roubava, já não rouba mais, quem estava perdido é achado e agora serve a Deus na Igreja do Senhor, seja anônima ou publicamente. Alguns até se escandalizam em ver os ex-drogado, ex-traficante, ex-prostituta, ex-mentiroso, ex-trapaceiro, que eram enfermos do pecado e agora são curados, lavados e remidos no sangue de Jesus, ajudando a edificar os muros da vida antes assolados, como novas criaturas, e membros do corpo de Cristo. Isso somente Jesus faz. Para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.