Crescendo na graça e no conhecimento

11 de outubro de 2019

O NASCIMENTO DE UM LÍDER PROFÉTICO (II)




Ramataim-Zofim, a vila do Profeta Samuel








Ramathaim-Zophim (no original hebraico: רמתיים־צופים ), significa “dupla altura de vigias,” por se localizar em um lugar alto e de boa visibilidade), também chamada Ramah (רָמָה). Ali era a morada de Elcana, pai de Samuel, membro da clã dos Zufe, (1 Samuel 1:1,19; 2:11); o local de nascimento de Samuel e a base de seu ministério (1 Samuel 2:11; 7:17). A cidade é frequentemente mencionada na história daquele profeta e de Davi (1 Samuel 15:34; 16:13; 19: 18-23). Onde Samuel morreu e foi sepultado (1 Samuel 25:1).



Atualmente esta cidade foi identificada com a pequena vila do Profeta Samuel (Nabi Samwil), localizada no território da Cisjordânia, sob controle de Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, ficando a cerca de 8 km a noroeste de Jerusalém. A vila de origem palestina foi instalada ao redor da tumba do profeta Samuel (nome da vila atual), onde funcionava uma mesquita e agora uma sinagoga. Com a ocupação israelita, sua população de cerca de 3.000 habitantes ficou reduzida para em torno de 30 famílias.



A mesquita na colina foi construída em 1730 a partir do que havia sido uma fortaleza e igreja da era dos cruzados de 1099, destruída pelos mamelucos no século XII. Acredita-se que foi a partir daquele topo da montanha que os cruzados viram Jerusalém pela primeira vez.



No final do século 19, uma vila judaica foi estabelecida na encosta, embora mais tarde tenha sido abandonada. Em 1917, foi o local de lutas entre turcos otomanos e britânicos, o que resultou na destruição do minarete original da mesquita (que foi reconstruído após a Primeira Guerra Mundial). Depois de 1948, tornou-se uma fortaleza árabe até a Guerra dos Seis Dias, em 1967.



Hoje, um parque nacional e sítio arqueológico abrangem o local da tumba, assim como os escombros da Guerra, estando toda a área sob forte controle de segurança israelita, reforçada com a construção dos Muros em Jerusalém.



O local atualmente serve de ponto turístico, onde judeus e muçulmanos vêm para adorar, e fazem isso de forma pacífica. O topo da colina oferece vistas da área circundante, incluindo a cidade de Jerusalém ao longe.




            https://www.atlasobscura.com/places/prophet-samuels-tomb

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.