Crescendo na graça e no conhecimento

14 de maio de 2010

Os Verdadeiros Pastores


O ofício de pastor tem sido visto com desconfiança em muitos lugares.
As atitudes de uns poucos têm levado a maioria a serem taxados de mercenários, aproveitadorss, e por aí vai.
A mídia amplifica milhões de vezes a generalização e a massa absorve com se verdade fosse. As intensas campanhas de arrecadação de fundos para projetos de TV reforçam as insinuações dos críticos. Mas, como ouvirão se não há quem pregue e como pregarão se não forem enviados, às rádios e emissoras de TV que não são tão benevolentes em abrir espaços em seus programas de debates, variedades ou jornalísticos para ouvirem a posição bíblica defendida pelos pastores acerca de determinado assunto, exceto quando se deseja criar polêmicas e embates. Afora isso, os donos de TV brilham os olhos vendendo espaços milionários nos piores horários para fazer caixa com o dinheiro arrecadado pelos televangelistas que buscam ganhar almas para Cristo. O que passar disso, é com eles e Deus.
Mas, o que dizem do pastor sexagenário da cidadezinha do sertão nordestino que vive literalmente pela fé e dos recursos parcos das contribuições dos irmãos pobres mas generosos no contribuir. As ofertas dos cultos não passam às vezes de centavos. Outras são dadas através de grãos colhidos na lavoura, uma galinha caipira criada no quintal, ovos, frutas da safra.
Enquanto apontam para a ostentação de uns poucos da mídia, os críticos das redações não se dão ao trabalho de descer do asfalto e embrenhar sertão adentro para ouvir e ver o testemunho vivo dos pastores do pé da serra, que caminham léguas a fim de alcançar uma alma cansada e falar do evangelho de Cristo. Isso não dá ibope, não vende revista.
Os ignorantes também não sobem os morros para constatar o que o pastor faz na favela.
Os genuínos pastores de ovelhas, seja no campo ou na cidade, não recebem prêmios, louvores, não se contentam em serem convidados para solenidades públicas, são aqueles a quem a Bíblia intitula simplesmente homens de Deus.
Não se realizam em andar de carrões muito menos de jatinho. Muitos não tem plano de saúde terreno, só o médico dos médicos em seu socorro. A maioria não tem carteira assinada nem aposentadoria gorda.

São verdadeiros, simples e imitadores de Paulo, (assim como de Cristo), que aconselhava:


Não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. Antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias,  em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns,  na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido,  na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por má fama e por boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; como desconhecidos, porém bem conhecidos; como quem morre, e eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; como entristecidos, mas sempre nos alegrando; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo. II Cróríntios 6.3 a 10.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.