Crescendo na graça e no conhecimento

25 de abril de 2010

Quais os Objetivos da EBD ?

Introdução

Hoje o nosso pastor perguntou aos professores quais são os objetivos da Escola Bíblica Dominical. Algumas respostas foram dadas e fomos orientados a consultar o Manual.
Então, vejamos quais os objetivos da EBD apontados pelo Pr Antonio Gilberto, autor da obra Manual da Escola Dominical (1999):

1. Ganhar almas para Cristo:

Este deve ser o nosso principal objetivo seguindo os princípios que nortearam a Escola Dominical em suas origens. Daí a necessidade de trazermos convidados para a EBD e estabelecermos uma classe exclusiva para o ensino dos não-conversos. Vale lembrar que muitas igrejas perderam esta compreensão do sentido da EBD e hoje limitam seu público-alvo do ensino apenas aos membros e congregados;

2. Desenvolver a espiritualidade e caráter cristão dos alunos:

Como uma obra de caráter espiritual, o ensino da EBD, através de professores vocacionados, treinados e cheios do Espírito Santo, reveste-se de importância fundamental na formação dos novos convertidos e dos membros de uma forma geral. Pretende desta forma colaborar, através da ministração dos conteúdos específicos de cada faixa etária, a edificação e crescimento dos alunos, baseada e fundamentada  nas Escrituras Sagradas. Ainda mais em tempos onde a apostasia e os diversos ventos de falsas doutrinas tentam de maneira sutil enganar inclusive os fiéis.
Na EBD o aluno pode tirar dúvidas dentro do conteúdo da lição, bem como em alguma observação pertinente e que, normalmente, somente através do diálogo podem ser melhor dirimidas.
Ajudando dentro de suas prerrogativas a fazer dos alunos, homens e mulheres, verdadeiros cristãos;

3. Treinar o cristão para o serviço do Mestre:

 A Escola Dominical serve como uma das maneiras de treinar e formar novos obreiros para a seara do Mestre. Os professores, que convivem semanalmente com os alunos, podem identificar e oportunizar seus alunos, identificando as vocações para o ensino, pregação, evangelização, discipulado, colaborando com a formação e consolidação do ministério na Igreja local.  

Conclusão:

Concluindo, conforme esclarece o pastor Antonio Gilberto, o tríplice objetivo se resume em aceitar a Jesus, crescer em Jesus e servir a Jesus.

Referência Bibliográfica:

SILVA, Antonio Gilberto da. Manual da Escola Dominical. 17.a edição, atualizada e ampliada. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.  139-144.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.