Crescendo na graça e no conhecimento

16 de maio de 2010

Apascentar

Lançando mão do texto de Ezequiel 34.1 a 10, quando o Senhor Deus censura os maus pastores, grifando uma negação, podemos retirar conselhos úteis para a prática do ministério pastoral adaptando o texto como uma exortação:

Não comam a gordura, e nem vistam sua lã; não matem o cevado; apascentem as ovelhas. A fraca, fortaleçam; a doente, curem; a quebrada, liguem; a desgarrada, tornem a trazer; e a perdida, busquem; não as dominem com rigor e dureza.
Para que não se espalhem, por não haver pastor; e tornem-se pasto a todas as feras do campo, porquanto podem se espalhar.
Não deixem as minhas ovelhas andarem desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro; sim, não deixem as minhas ovelhas andarem espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, ou as busque.
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Não permitam que se as ovelhas que pertencem a DEUS sejam entregues à rapina, e as Suas ovelhas venham a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, vocês que são pastores dados por Deus, procurem as Suas ovelhas, não se apascentem a si mesmos, apascentem as minhas ovelhas.(grifos nosso)

Jesus quando reencontrou a Pedro, não lhe fez qualquer censura ou cobrança (João 21.16 e 17):
Simplesmente procurava ainda a chama de amor em um coração de pastor: - Pedro, tu me amas ? Aqui se encontra todo o sentido e razão para o exercício do ministério pastoral: - Pedro, tu me amas?
O amor a Deus constrange, motiva, responsabiliza e se expressa na vida do pastor no cuidado com o rebanho. – Tu me amas ?. Então vai ao encontro do rebanho, deixa-o bem guardado no aprisco e corre à procura de uma desgarrada, uma que seja, porque para isso foi dado pastores para a Igreja, para cuidar de ovelhas, carregar ovelhas, sarar ovelhas, viver e morrer pelas ovelhas.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.