Crescendo na graça e no conhecimento

30 de março de 2010

O Livro de Jeremias

A fonte do conteúdo do livro pertence ao próprio profeta, muito embora, como na maioria dos livros proféticos, não se pode dar como certo a autoria como de uma única pessoa (Sicre, 1996). Assim podem se passar vários anos entre a proclamação da mensagem e a redação da mesma, conforme o relato de Jeremias 36.1-4.

As mensagens proféticas transmitidas por Jeremias ao longo de seu ministério em sua grande parte foram escritas por Habacuque, escriba, que atuava como uma espécie de secretário do profeta e porta-voz que proclamava as profecias de Jeremias ao povo.
Uma primeira parte da mensagem profética foi escrita (cerca de 605 ou 604.aC.) e destruída no fogo pelo Rei Joaquim, ao rejeitar o seu conteúdo (ver Jeremias 36.21-23). Assim, uma nova versão foi redigida, sendo depois acrescentadas outras mensagens (Jer. 36.32)

Segundo Ellis (2001), os biblistas acreditam que a maior parte desta segunda parte esteja contida nos capítulos 1 a 20 e no capítulo 25, cujos versículos de 1 a 14 “parecem ser a conclusão da do primeiro manuscrito de 604 que fora destruído. Este autor aponta o restante do livro (capítulos 26 a 52), como material biográfico de jeremias, sendo o último capítulo extraído de 2 Reis 25.

Vale salientar quer a tradição considera Jeremias o autor dos livros de Reis, muito embora outros autores declarem serem estes livros de autor desconhecido.

O mais intrigante no livro de Jeremias é a sua forma de compilação cuja ordem dos capítulos não representa a ordem cronológica dos acontecimentos. Qual seria a explicação? Ellis, considera que “os livros proféticos tinham diante de si diversas coleções de material” que tratavam de diferentes assuntos como os temas das suas pregações, narrativas pessoais e os acontecimentos dos últimos dias de Judá antes do cativeiro, e que foram agrupados conforme os temas abordados.
Shultz (200), considera “difícil arranjar, com absoluta certeza, o conteúdo desse livro, formando um esquema cronológico”.

Assim, conforme as ordens cronológicas levantadas na Bíblia Anotada e o teólogo Sicre, levantou-se a sequencia do livro de Jeremias na seguinte ordem dos fatos, muito embora com diversas lacunas, principalmente no período de 627 a 609 a.C.:

Ano (a.C.) Evento Trecho do livro

627/626 -------- Chamada de Jeremias (cap 1.4-10)
627/609 -------- Pregação a Israel (3.6-13)
609 -------- Oráculo sobre Joacaz (22.10 a 12)
609-598 -------- Reinado de Jeoaquim como vassalo no Egito Jer 22.13-17)
609/608 -------- Discurso do Templo (7.1-15; cap 26)
605 -------- Oráculo contra o Egito – Batalha de Carquemis 46.2-12)
-------- Discurso sobre a conversão
-------- Redação e leitura do volume (cap. 36)
-------- Palavras a Baruque (cap. 45)
601 -------- Jeoaquim faz aliança com o Egito 22.13-19)
598 -------- Palavras sobre Jeconias (22.24-30)
-------- As duas cestas de figos (cap. 24)
-------- Carta aos exilados (cap. 29)
-------- Oráculo contra Elam ( cap. 49.34-39)
594/593 -------- Palavras contra a rebelião (cap. 27 e 28)
-------- Maldição da Babilônia (51.59-64)
587/586 -------- Durante o cerco (21.1-10; 34; 37-39)
586 -------- Depois da queda de Jerusalém (cap. 39 e 40).


Fonte:

ELLIS, Peter. Comentário Bíblico II, Profetas Posteriores Escritos Livros Deuterocanônicos. São Paulo: Edições Loyola, 3.a edição, 2001. disponível em http://books.google.com/books?id=YURapaxe4_gC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s#v=onepage&q=&f=false

SICRE, José Luis. Profetismo em Israel. São Paulo: Vozes, (1996)

SCHULTZ, Samuel J. A história de Israel no Antigo Testamento. Sao Paulo: Edições Vida Nova, (2000)

Um comentário:

Anônimo disse...

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Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

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