Crescendo na graça e no conhecimento

3 de julho de 2011

Igreja Missionária, Igreja Vitoriosa


A Igreja de Cristo é em sua essência uma Igreja Missionária: “- Passa a Macedônia, e ajuda-nos.”
Foi a partir desta revelação que o apóstolo Paulo vislumbrou outra dimensão da obra missionária, partindo da Ásia Menor em busca da Europa. Teve a visão, e obedeceu.  Atos 16:9 e 10. 
Os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren foram chamados por Deus nos Estados Unidos para irem o campo missionário, isto no início do século XX. Receberam a revelação profética  que deveriam ir para um lugar chamado PARÁ. Naquele tempo não tinha site de busca nem sequer internet. Foram a uma biblioteca e procuraram em um mapa este lugar. Localizaram a região no norte do Brasil.
O resultado final é que vieram até Belém, iniciaram o trabalho de evangelismo que resultou nos dias de hoje na maior trabalho pentecostal do mundo, a igreja evangélica Assembleia de Deus. O segredo foi simplesmente obedecer ao chamado de Deus.    
Tendo estes exemplos precisamos fazer missões que atravessem as caçadas dos templos, tomem barcos, navios, carros e aviões para ultrapassar as fronteiras do comodismo e alcançar povos de todas as etnias. Seria bom gastar menos com lanches nos shopping centers e mais em ajuda aos obreiros.  Precisamos de Escolas de Profetas, seminários teológicos que formem não intelectuais das letras, mas missionários preparados reconhecedores do estado do mundo, suas necessidades e cheios do amor pelas almas.
DEUS, nestes últimos dias, quer levantar crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos que cumpram com amor e fidelidade a Grande Comissão: a Igreja a anunciar as boas novas de salvação no meio de uma geração corrompida e perversa (Filipenses 2:15.)
Lembrar disto não apenas nos dias de Culto de Missões mas em todos os dias da vida cristã. Lembrando que também somos todos frutos de missão e responsáveis por fazer missões.
O campo é o mundo, a seara é grande, está madura e são poucos os segadores. Mateus 9:37. E cada vez maior e mais desafiador. A população mundial este ano alcança sete bilhões de pessoas.
Fronteiras precisam ser transpostas: a China, capitalista por fora e comunista por dentro, tem um quinto das gentes do planeta; a América do Norte apóstata, legalista, em crise, alvo do grande amor de DEUS; a Europa fria, materialista, humanista, filosófica; a África pobre, avivada em alguns países, explorada, ameaçada pela invasão muçulmana; oriente de contrastes, de ricos, emergentes e pobres, do islamismo, hinduísmo, do petróleo, das guerras e rumores de guerras; a América Latina avivada, religiosa, celeiro de missionários; e Israel, escolhido de DEUS, desviado, cortado da videira, a menina dos olhos de DEUS, filhos da promessa. Todos são alvos do infinito amor de DEUS.
            O segredo da expansão da Igreja nos primórdios estava na perseverança na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2:12.
Os irmãos se alegravam em colocar em prática os ensinos que recebiam dos apóstolos de como viver a vida de maneira digna de um cristão e comunicar estes princípios aos demais.
            Assim a Igreja se fortalecia e partia com força para fazer o trabalho de missões. Com a perseguição à Igreja, o trabalho cresceu sobremaneira, pois os cristãos que fugiam para outros lugares levavam a mensagem poderosa de Cristo, sujeitos a perseguição e a morte.  Atos 5:11 e 12.
            O fator fundamental é que os missionários eram guiados pelo Espírito Santo de DEUS. Assim Paulo teve uma visão que citamos: - Passa a Macedônia e ajuda-nos. Desta forma DEUS guiava os irmãos para onde, quando e como fazer a Sua obra. Por isso o grande êxito na conquista de almas naquela época.
Ao longo da história, Deus levantou verdadeiros baluartes da fé que atenderam ao chamado, ao exemplo de Paulo, desbravando mundos desconhecidos, culturas diferentes, línguas diversas. 
Não poderíamos deixar de mencionar neste ano de centenário das Assembleias de Deus no Brasil os missionários suecos pioneiros do movimento pentecostal no Brasil, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Com os corações incendiados pelo amor às almas, sem dinheiro, sem apoio de agências missionárias ou mesmo de igrejas desembarcaram em terras brasileiras, mais precisamente em Belém do Pará, em 1911, sem conhecerem a língua local, não adaptados ao clima quente e úmido do norte do país. Lançaram a semente da mensagem pentecostal que em pouco tempo se espalhou por toda a nação. Isto é fazer missões.       
Hoje não pode ser diferente: o nosso DEUS é o mesmo ontem hoje e eternamente (Hebreus 13:8), e também deseja que a Igreja continue a fazer missões por toda parte. Com a unção e direção do Espírito Santo. A continuar esta grande obra, pois estará o Senhor sempre cooperando com a Igreja Vitoriosa.
Além disso, o cristianismo tem outros grandes desafios a enfrentar: cuidar das ovelhas em meios ao modo de vida contemporâneo: a dependência do desenvolvimento tecnológico, o secularismo, o mundanismo, o relativismo moral, o reducionismo, o surgimento de milhares de seitas, a globalização, o crescimento urbano.
Fatores que muitas vezes levam o homem a esquecer, sublimar ou mesmo desconhecer a existência de DEUS.
Eis o desafio de lançar o pão sobre as águas, pregando o Evangelho de Cristo ao maior número de pessoas possível. Fazer missões em casa, no bairro, no trabalho, e além fronteiras. O importante é semear a boa semente aos corações e DEUS dará o crescimento, salvando almas para o seu Reino.
Grande e extensa é a obra, grande é a seara. Americanos em Wall Street, aborígenes da Austrália, índios da Amazônia, xeiques da Arábia, cidadãos da União Europeia, enfim, o apóstolo João em sua revelação na ilha de Patmos viu uma grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; esta multidão clamava em grande voz, dizendo: Ao nosso DEUS, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Apocalipse 7:9 e 10.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.