Crescendo na graça e no conhecimento

11 de outubro de 2011

O PAPEL DAS MULHERES NA OBRA DO SENHOR

Malquias, filho de Harim, e Hassube,  filho de Paate-Moabe, repararam outra parte, como também a torre dos fornos; e ao seu lado Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, ele e as suas filhas. NEEMIAS 3.11 e 12.

Um dos grupos de pessoas a participar na reconstrução dos muros de Jerusalém, sob o governo de Neemias, foram as mulheres, as filhas de Salum. Vemos aqui as mulheres a cumprirem um papel igualmente importante na obra do Senhor.

Muitas mulheres se destacam como operosas cooperadoras na obra do Senhor ao longo das páginas da Bíblia Sagrada, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Assim, vale salientar neste momento o papel das mulheres no contexto atual da Igreja.

Na família. A mulher sábia edifica a sua casa. As mulheres cumprem um papel fundamental na estrutura familiar. Agindo de maneira Sábia, estas edificam os seus lares. Aqui não particularizamos apenas as senhoras do lar, mas todas, mães, esposas que, embora tendo atividades na Igreja,  atuam no campo profissional, a fim de ajudarem a compor a renda familiar, ou mesmo como chefe de família na ausência de seus maridos.  Todas, profissionais ou do lar,  têm como exemplo a mulher virtuosa de Provérbios 31, o zelo na formação e cuidado dos filhos, a instrução nos caminhos do Senhor, e o apoio e socorro aos seus maridos,  servindo de exemplo para as demais. Assim, como a base da igreja é a família, a atuação da mulher no lar de acordo com os princípios da Palavra  é de fundamental importância para a edificação do corpo de Cristo.

Na Igreja. O papel da mulher na igreja tem suas peculiaridades. Algumas características próprias do gênero feminino, não exclusivas, facilitam o desenvolvimento de diversas atividades na igreja local. O ensino de maneira geral e no departamento infantil é um delas; Outro exemplo é o trabalho de oração. Não que seja das mulheres a tarefa exclusiva de orar, não, todos devemos orar, mas em nossa cultura assembleiana, já se consolidou como um trabalho exclusivo de responsabilidade das senhoras a condução dos trabalhos de Círculo de Oração durante o dia. Estas mulheres valorosas levantam as mãos e elevam suas vozes a Deus em defesa das causas dos desvalidos, dos necessitados, do ministério, dos perdidos, dos afastados, de suas próprias famílias, das nossas famílias.


Quanto às profetisas, Conforme cita o pr. Severino Pedro da Silva, (Silva, 2010), a Bíblia Sagrada menciona sete mulheres com o título de profetisas, cinco delas genuinamente chamadas por Deus (Miriam – Êx. 15.20; Débora – Jz. 4.4; Hulda – 2 Rs. 22.14;  Ana – Lc 2.36; e oura anônima – Is 8.3) uma duvidosa, Noadias (Nee. 6.14) e outra que se dizia profetisa, Jezabel (Ap. 2.20).
Atualmente o dom profético continua sendo repartido conforme o Espírito concede a quem quer, tanto a homens como mulheres. 

No serviço. Muito embora não haja a instituição formal de diaconisas em boa parte das Igrejas vinculadas à Convenção Geral, este serviço é desenvolvido de maneira natural, espontâneo e informal  por muitas senhoras, especialmente na ausência de obreiros. A missionária pioneira do movimento pentecostal no Brasil, Frida Vingren, esposa do missionário Gunnar Vingren, tipifica uma obreira, esposa de ministro, dedicada na obra do Senhor. Era musicista, traduziu alguns hinos da Harpa Cristã.  Conforme Vieira de Melo, citando matéria do jornal mensageiro da Paz, edição no 1.453, de junho de 2006, a irmã Frida participava ativamente nos cultos, evangelização ao ar livre,  ensinava na Escola Dominical, e escrevia e traduzia matérias para os jornais que os pioneiros editaram no início do trabalho.


A respeito da consagração de diaconisas, alguns textos do Novo Testamento deixam margem para questionamentos, como Febe, recomendada como uma mulher que servia ao senhor em Cencréia (Leia Romanos 16.1)
O ponto mais debatido pelos comentadores em todos os tempos, conforme destaca o pr. Severino Pedro (Silva, 2001, p.245),  é o trecho de I Timóteo 3.11, que diz:

E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo.  I Timóteo 3.10 e 11.       

Tanto o comentarista Norma Champlin, no O Novo Testamento Interpretado (Champlin, 2002, p.315), quanto o pr. Severino Pedro, apresentam as duas interpretações para o versículo.

1.    Estas seriam as características das mulheres dos homens avaliados para serem diáconos;
2.    Seriam características das próprias mulheres que serviriam como diaconisas.

Argumentos á parte, de ambos os lados, fato é que desde quando esteve Jesus aqui na terra. (Lucas 8.1-3), à cada dia percebemos a importância da atuação das mulheres nas mais diferentes frentes do servir à Igreja e ao Senhor. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento Interpretado: Versículo por Versículo: Volume 06. 1ª edição, 10ª reimpressão. São Paulo: Editora Hagnos, 1998.
SILVA, Severino Pedro da. A igreja e As Sete Colunas da Sabedoria. 1ª edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.


Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.