Malquias, filho de Harim, e Hassube,
filho de Paate-Moabe, repararam outra parte, como também a torre dos
fornos; e ao seu lado Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do
distrito de Jerusalém, ele e as suas filhas. NEEMIAS 3.11 e 12.
Um dos grupos de pessoas a
participar na reconstrução dos muros de Jerusalém, sob o governo de Neemias, foram
as mulheres, as filhas de Salum. Vemos aqui as mulheres a cumprirem um papel
igualmente importante na obra do Senhor.
Muitas mulheres se destacam como
operosas cooperadoras na obra do Senhor ao longo das páginas da Bíblia Sagrada,
tanto no Antigo como no Novo Testamento. Assim, vale salientar neste momento o
papel das mulheres no contexto atual da Igreja.
Na família. A mulher sábia edifica a
sua casa. As mulheres cumprem um papel fundamental na estrutura familiar.
Agindo de maneira Sábia, estas edificam os seus lares. Aqui não
particularizamos apenas as senhoras do lar, mas todas, mães, esposas que,
embora tendo atividades na Igreja, atuam
no campo profissional, a fim de ajudarem a compor a renda familiar, ou mesmo
como chefe de família na ausência de seus maridos. Todas, profissionais ou do lar, têm como exemplo a mulher virtuosa de
Provérbios 31, o zelo na formação e cuidado dos filhos, a instrução nos
caminhos do Senhor, e o apoio e socorro aos seus maridos, servindo de exemplo para as demais. Assim,
como a base da igreja é a família, a atuação da mulher no lar de acordo com os
princípios da Palavra é de fundamental
importância para a edificação do corpo de Cristo.
Na Igreja. O papel da mulher na
igreja tem suas peculiaridades. Algumas características próprias do gênero
feminino, não exclusivas, facilitam o desenvolvimento de diversas atividades na
igreja local. O ensino de maneira geral e no departamento infantil é um delas;
Outro exemplo é o trabalho de oração. Não que seja das mulheres a tarefa
exclusiva de orar, não, todos devemos orar, mas em nossa cultura assembleiana,
já se consolidou como um trabalho exclusivo de responsabilidade das senhoras a
condução dos trabalhos de Círculo de Oração durante o dia. Estas mulheres valorosas
levantam as mãos e elevam suas vozes a Deus em defesa das causas dos
desvalidos, dos necessitados, do ministério, dos perdidos, dos afastados, de
suas próprias famílias, das nossas famílias.
Quanto às profetisas, Conforme
cita o pr. Severino Pedro da Silva, (Silva, 2010), a Bíblia Sagrada menciona
sete mulheres com o título de profetisas, cinco delas genuinamente chamadas por
Deus (Miriam – Êx. 15.20; Débora – Jz. 4.4; Hulda – 2 Rs. 22.14; Ana – Lc 2.36; e oura anônima – Is 8.3) uma
duvidosa, Noadias (Nee. 6.14) e outra que se dizia profetisa, Jezabel (Ap.
2.20).
Atualmente o dom profético
continua sendo repartido conforme o Espírito concede a quem quer, tanto a
homens como mulheres.
No serviço. Muito embora não haja a instituição formal de diaconisas em boa parte das Igrejas vinculadas à Convenção Geral, este serviço é desenvolvido de maneira natural, espontâneo e informal por muitas senhoras, especialmente na ausência de obreiros. A missionária pioneira do movimento pentecostal no Brasil, Frida Vingren, esposa do missionário Gunnar Vingren, tipifica uma obreira, esposa de ministro, dedicada na obra do Senhor. Era musicista, traduziu alguns hinos da Harpa Cristã. Conforme Vieira de Melo, citando matéria do jornal mensageiro da Paz, edição no 1.453, de junho de 2006, a irmã Frida participava ativamente nos cultos, evangelização ao ar livre, ensinava na Escola Dominical, e escrevia e traduzia matérias para os jornais que os pioneiros editaram no início do trabalho.
A respeito da consagração de
diaconisas, alguns textos do Novo Testamento deixam margem para questionamentos,
como Febe, recomendada como uma mulher que servia ao senhor em Cencréia (Leia
Romanos 16.1)
O ponto mais debatido pelos
comentadores em todos os tempos, conforme destaca o pr. Severino Pedro (Silva,
2001, p.245), é o trecho de I Timóteo
3.11, que diz:
E também estes sejam primeiro
provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis. Da mesma
sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo. I Timóteo 3.10 e 11.
Tanto o comentarista Norma
Champlin, no O Novo Testamento Interpretado (Champlin, 2002, p.315), quanto o pr.
Severino Pedro, apresentam as duas interpretações para o versículo.
1. Estas
seriam as características das mulheres dos homens avaliados para serem
diáconos;
2. Seriam
características das próprias mulheres que serviriam como diaconisas.
Argumentos á parte, de ambos os
lados, fato é que desde quando esteve Jesus aqui na terra. (Lucas 8.1-3), à cada dia percebemos a importância da atuação das mulheres nas mais
diferentes frentes do servir à Igreja e ao Senhor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo
Testamento Interpretado: Versículo por Versículo: Volume 06. 1ª edição, 10ª
reimpressão. São Paulo: Editora Hagnos, 1998.
SILVA, Severino Pedro da. A
igreja e As Sete Colunas da Sabedoria. 1ª edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
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