Crescendo na graça e no conhecimento

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

4 de agosto de 2011

O TESTEMUNHO CRISTÃO

             A Igreja tem como missão transmitir a glória de DEUS à humanidade. Vós sois a luz do mundo (Mateus 5:14). As pessoas agora não verão mais a DEUS através de teofanias, muito embora a revelação pessoal e estritamente particular e excepcional se realize na vida de alguns; tudo agora se move através da fé. Os discípulos tiveram a singular oportunidade de conviver com o Senhor Jesus e quem via a Jesus via o Pai. João 14:9. Havendo DEUS falado antigamente aos israelitas pelos profetas falou aos discípulos através de Cristo.  Hebreus 1.1. E agora temos comunhão com DEUS através do outro Consolador que o mundo não vê e não conhece, o Espírito Santo. Espírito. 1 João 4:13; João 14:17.
            O Apóstolo Paulo, escrevendo ao jovem obreiro Timóteo, aconselhou-o a servir como exemplo dos fiéis. 1 Timóteo 4:12. Diante dos fatos que ocorrem dia-a-dia, constatamos que vivemos tempos trabalhosos (2 Timóteo 3:1), quando vemos muitos no caminho das drogas, criminalidade, sexo livre, desonra aos pais, rebeldia, descompromisso. Mas na condição de Igreja Vitoriosa que serve a Cristo, o exemplo a ser dado é bem diferente. Somos a luz do mundo e precisamos dar nosso bom testemunho. Primeiramente através das palavras, pois o que falamos pode servir de bênção ou de maldição. Provérbios 11:11; Tiago 3:10. Por isso precisamos ter sempre palavras de graça para e benefício de quem nos ouvem Longe de nós quaisquer palavras torpes, enganosas ou maledicentes. (Efésios 4:29).Vamos falar do amor de Cristo e da grandeza do seu poder. Filemon 1:5.
            Precisamos servir de exemplo em nosso proceder. É fácil ter a figura de um bom cristão dentro do templo.Costumo comparar a várias lâmpadas acesas em um ambiente. Se uma delas estiver apagada, não fará muita diferença. O problema acontece quando atravessamos a porta da Igreja e precisamos fazer brilhar nossa luz em meio às densas trevas do mundo.
O nosso desafio maior é dar um bom testemunho de vida não só na Igreja mas também em no lar, na escola, no trabalho, na vizinhança, no namoro, com os irmãos e os amigos. O nosso agir é que confirma que Cristo reina em nosso viver e assim pertencemos à Igreja vitoriosa. Mateus 5:16.
            Precisamos servir de exemplo no amor – amor a DEUS sobre todas as coisas e amor ao nosso próximo como a nós mesmos. Amar como I Coríntios 13, sem interesses, sem soberba,sem leviandade, o amor que tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Nosso exemplo também damos através da fé perfeita em DEUS, capaz de vencer o mundo, e chamar a existência as coisas que se esperam; crendo que DEUS é suficiente para suprir nossas necessidades e nos garante um lugar nos céus.
Paulo convocou Timóteo a ser um modelo de pureza. Precisamos ser puros de lábios e de coração. As intenções de nosso coração devem ser sinceras e limpas, sem maldade. Pureza no trato com os outros, em nosso trajar sem indecência ou sensualidade. Ser puro de coração é ser santo em toda maneira de viver, sendo exemplo dos fiéis em tudo.
Paulo pregou corajosamente usando a si mesmo como modelo, exortando a todos que sejam imitadores dele assim como ele era imitador de Cristo. 1 Coríntios 11:1. Exemplo de fidelidade. E disse mais: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o DEUS de paz será convosco. Filipenses 4:9. E Jesus nos deu o exemplo maior para seguirmos as suas pisadas. 1 Pedro 2:21. Glória a DEUS !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.