Para auxiliar no aprofundamento dos conceitos de cultura e sua aplicação no estudo da próxima lição, fizemos um breve levantamento de termos relacionados à CULTURA. Vejamos:
ACULTURAÇÃO. Processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contacto contínuo, originam mudanças importantes em uma delas ou em ambas.
COMPLEXOS CULTURAIS. Conjunto de traços ou um grupo de traços associados formando um todo integral.
COMUNICAÇÃO. Consiste em uma amplificação das mensagens do homem, dando resposta ao desejo do homem de vê-las multiplicadas através de outros meios, como a imprensa, televisão, rádio, revista, cinema, internet.
CONTRACULTURA. Quando uma subcultura se opõe de maneira clara e deliberada contra certos aspectos da cultura maior, ela é chamada de contracultura.
COSTUMES. Normas de conduta coletiva, obrigatória, dentro de um grupo social.
CRENÇA. Aceitação como verdadeira de determinada proposição, que pode ou não ser comprovada. Tem a possibilidade de ser tanto intelectual (crença científica) como emocional, falsa ou verdadeira. A realidade da crença independe da verdade intrínseca e objetiva de dada proposição (ou a ausência dela).
CULTURA DE MASSA. É a divulgação, sem que se possa contestá-las ou debatê-las, de mensagens pré-fabricadas, cuja mediocridade prevê a sua aceitação por pessoas de qualquer nível de conhecimento e idade mental, nivelando "por baixo" as informações, uniformizando o uniforme e sintetizando os lugares-comuns, com a finalidade de tornar a cultura um conjunto semelhante, constante e não questionado.
CULTURA. Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece (Foster).
INDÚSTRIA CULTURAL. Produção industrial dos bens culturais como movimento global de produção da cultura como mercadoria
MASSA. Conjunto de elementos em que: a) o número de pessoas que expressam opiniões é incomparavelmente menor do que o das que as recebem; a massa é uma coleção abstrata de indivíduos, recebendo impressões e opiniões já formadas, veiculadas pelos meios de comunicação de massa; b) a organização da comunicação pública impede ou dificulta a resposta imediata e efetiva às opiniões externadas publicamente; c) as autoridades controlam ou fiscalizam os canais por meio dos quais a opinião se transforma em ação; d) os agentes institucionais têm maior penetração; a massa, portanto, não tem autonomia, sendo reduzida à formação da opinião independente através da discussão.
MUDANÇA CULTURAL. Qualquer alteração na cultura, sejam traços, complexos, padrões ou toda uma cultura.
PADRÕES CULTURAIS. Conjunto de complexos culturais. O conceito de padrão implica maior integração e inter-relação dos elementos como unidade semi-independente, num todo.
SANÇÕES. A palavra "sanções" tem duplo sentido. Em primeiro lugar, e de uso mais comum, "aplicar sanções" significa aplicar penalidades por determinadas condutas que violem disposições legais, regulamentos, usos ou costumes, ou criar restrições e proibições que cerceiam a liberdade de conduta. Num segundo sentido, entendeu-se por "sanção" qualquer forma de aprovação de um acto ou forma de conduta determinados, ou a aprovação com que se ratifica a validez de algum acto, uso ou costume.
SUBCULTURA. Segmento da sociedade que difere do padrão da sociedade maior. De certa forma, uma subcultura pode ser vista como uma cultura que existe dentro de uma cultura maior dominante. A existência de várias subculturas é uma característica de sociedades complexas
TRAÇOS CULTURAIS. A menor parte ou componente significativo da cultura.
TRADIÇÃO. Aspectos culturais, materiais e espirituais, transmitidos oralmente de geração em geração, através de hábitos, usos e costumes.
TRANSCULTURAÇÃO. Processo de difusão e infiltração de complexos ou traços culturais de uma para outra sociedade ou grupo cultural; troca de elementos culturais
USOS. Normas de conduta coletiva; não são consideradas obrigatórias.
Fontes:
FREIXO, Manuel João Vaz. Teorias e Modelos de Comunicação.Coleção Epistemologia e Sociedade. Instituto Piaget, Lisboa, 2006, p.30.
MATTELART, Armand e Michèle. História das Teorias da Comunicação. Tradução de Luiz Paulo Rouanet, Edições Loyola, 4ª edição, São Paulo, 2001, PP. 76 e 77.
Nenhum comentário:
Postar um comentário