Crescendo na graça e no conhecimento

7 de fevereiro de 2010

Paulo, um modelo de líder-servidor



INTRODUÇÃO

Nada mais gratificante para um pai ver seus filhos ao crescerem tornarem-se cada vez mais parecidos consigo. Quando pequeninos, ficamos todos cheios de alegria quando alguém vê um de nossos filhos e diz: é a cara do pai! Quando crescem, ficamos mais realizados quando vemos os valores e virtudes transmitidos serem colocados em prática e assim se tornarem inerentes às suas vidas. Imagine Deus ao ver seus filhos amados procurando se tornar seus imitadores (Efésios 5.1)

Paulo, o apóstolo dos gentios, tinha plena convicção de ter uma vida pautada conforme a vontade de Deus e que serve ainda hoje de exemplo de vida para todos.
Quando teve questionado o seu ministério apostólico pelos corintos, não se intimidou; antes, defendeu o seu apostolado de tal maneira não somente a exortá-los, repreendê-los, como a admoestá-los como filhos amados, por quem sentia novamente as dores de parto, a serem seus imitadores assim como era de Cristo, seu exemplo maior – I Coríntios 4.16; 11.1; Filipenses 3.17.

Desta forma o pastor deve servir de exemplo para o rebanho como destacou Pedro:

"Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho." I Pedro 5.1 a 3.

PAULO APRESENTADO COMO EXEMPLO

Porque ainda que tenhais dez mil aios em Cristo, não tendes contudo muitos pais; pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo Jesus. Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores. – I Coríntios 4.15 e 16;

Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. – I Coríntios 11.1;

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco – Filipenses 4.9;

E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo – I tessalonicenses 1.6;

Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós – Filipenses 3.17.

Porque vós mesmos sabeis como deveis imitar-nos, pois que não nos portamos desordenadamente entre vós, nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar nós mesmos exemplo, para nos imitardes. II Tessalonicenses 3.7 a 9.

Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. I Timóteo 1.15 a 17

Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus – II Timóteo 1.13


JESUS, NOSSO EXEMPLO MAIOR

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas - Mateus 11.29.


Jesus, pois, chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo;
assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos - Marcos 20.25 a 28.

Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas - João 10.11.

Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes – João 13.14 a 17.

Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz - Filipenses 2.5 a 8.

Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados - I Pedro 2.21 a 24.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.