Crescendo na graça e no conhecimento

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

19 de fevereiro de 2010

Bocas Abertas e Corações Dilatados - A Relação entre Pastores e Ovelhas

“ Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado! Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos. Ora, em recompensa disto (falo como a filhos), dilatai-vos também vós. II Coríntios 6.11-13.”




O gráfico acima ilustra as possibilidades dos estados de relacionamentos entre a liderança de uma igreja e seus membros:



Bocas fechadas/corações Fechados:Esta condição dispensa palavras. Pastores e ovelhas ensimesmados, calados, igrejas estagnadas, fadadas a continuarem sempre do mesmo jeito, sem expressões de amor, crescimento e sem vida.




Bocas Abertas/Corações Fechados:Nesta situação se fala muito, mas se ouve pouco. Esta era a condição de Coríntios. Pastores ministram mas as palavras entram por um ouvido e sai por outro. O contrário também pode ocorrer: as ovelhas sugerem, argumentam, os pastores dizem: depois a gente vê isso! E nada. é feito de maneira produtiva.Cada grupo faz normalmente o que acha conveniente.


Bocas Fechadas/Corações Abertos:Aqui a situação se inverte: Assuntos que precisam ser tratados, correções que precisam ser feitas, disciplinas, mudanças de atitude identificadas não são expressas, líderes não podem ser confrontados em nome do "amor"; liderados também por pela máxima de que deve tudo suportar e tolerar. Até os erros ? Em nome do amor, não se confrontam as pessoas pela verdade e, assim, se ama de menos. Cria-se uma geração de ovelhas mimadas e de pastores intocáveis.


Bocas Abertas/Corações Abertos:Aqui se observa o relacionamento ideal na Igreja. A koinonia como via de mão dupla onde palavras comunicam aos corações que falam do que o coração está cheio. Repreensão, perdão, graça, compreensão ,exortação, transitando em meio a relacionamentos sinceros e abertos pautados em motivações, palavras e gerando mudanças de atitude através de ações advindas do amor, o grande amor de Deus. Aqui o líder exerce plenamente a liderança. Os liderados se sentem seguros e motivados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.