Crescendo na graça e no conhecimento

11 de abril de 2010

Anunciando ousadamente a Palavra de Deus - Parte 01



 Lição 03

TEXTO ÁUREO

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra"
(2 Cr  7.14).

Subsídio: Este texto é bastante apropriado. Refere-se à orientação dada por Deus à Salomão Jeová na cena de inauguração do Templo, ratificando a escolha do Templo como casa de oração e lugar de sacrifício como prova de arrependimento, devoção e humilhação.
Anos depois Jeremias vai à porta do Templo conclamar o povo restaurar o sentido dos sacrifícios a fim de melhorarem seus caminhos e suas ações a fim e se permanecerem habitando em lugar seguro, e garantida a bênção pelo perdão dos pecados e assim o Senhor sarando a terra.


VERDADE PRÁTICA


A Palavra de Deus não é para ser proclamada apenas aos incrédulos. Ela tem de ser ouvida e, incondicionalmente, acatada por aqueles que se chamam pelo nome de Deus.

A pregação da Palavra de Deus precisa ser pregada a toda criatura em toda a sua integridade e essência. O comentarista alerta para a necessidade de se pregar ao povo de Deus que precisa dar ouvidos a mensagem do Senhor. Vale ressaltar que, em muitos lugares só se prega para os crentes, muitas vezes mensagens de “paz, paz”, benção e mais bênçãos, e se esquece da necessidade de exortação ao arrependimento que alcance a todos, converitdos ou não. Muitas das reuniões de cunho evangelístico não conta mais com a participação dos amigos do evangelho e assim só se prega para os de casa.

Texto Básico da Lição:  Jeremias  7.1-11


OBJETIVOS DA LIÇÃO

Compreensão das razões que levaram o profeta Jeremias a pregar na porta do Templo:
- Este era o lugar ideal? Que público ele queria alcançar ?
Explicação do que era a teologia do Templo:
- Que tipo de teologias existem em nossos dias? 
- Que tipo de teologia traz a verdadeira segurança para o cristão?
Conscientização de que a Palavra de Deus não é para ser proclamada apenas aos incrédulos
- Estamos pregando para a Igreja ?
- Que tipo de mensagem está sendo pregada?
- Tem relevância e respaldo na palavra de Deus ?
- O tema das pregações estão voltadas para a evangelização ou apenas para o público interno ?

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Como orientação pedagógica, o  professor pode usar o quadro ou o Power Point relacionando as práticas do povo apontadas por Jeremias como condenadas por Deus e a contextualização para os dias atuais.

INTRODUÇÃO

A mensagem de Jeremias consistia basicamente em retratar o estado crítico do relacionamento do povo de Judá com o seu Deus e os impedimentos a este relacionamento devido às práticas abomináveis ao Senhor e que lhes levaria a um castigo iminente

Daí, conforme o alerta do comentarista da lição, “Deus ordenou ao seu profeta que se postasse na porta do Santuário; e, aqui, entre os adoradores e os ministros do altar, proferisse um duríssimo sermão. Era o derradeiro alerta à casa de Israel.”
Poucas vezes ouvimos duros discursos. As pregações de uma maneira geral se tornaram garapa de açúcar ao invés de ser ministrado o rempedio embora amargo mas que cura o doente.
O comentarista destaca que “infelizmente, as palavras de Jeremias caíram em ouvidos moucos e enfermos. Achavam os judeus que, pelo fato de estar a Casa de Deus entre eles, nenhum mal os alcançaria apesar de seus pecados.“
As pessoas subiam aos altos e bosques, queimavam incenso a deuses estranhos, e não davam ouvidos à voz do Senhor. Daí chegou a hora do ultimato ddo ultimato do Senhor: Melhorai os vossos caminhs e as vossas obras. Jer. 1.3

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.