Crescendo na graça e no conhecimento

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

7 de abril de 2010

Filantropia e Marketing Não Combinam


Marketing é marketing.  Filantropia é filantropia. Quando as coisas se misturam algo de errado pode acontecer. E foi o que aconteceu quando da programada e divulgada visita dos atletas da equipe do Santos a um lar de caridade mantido por uma instituição espírita. A intenção era distribuir ovos de páscoa doados pelo patrocinador do clube. Um marketing social com direito à mão esquerda e lentes das câmeras e fotógrafos previamente convocados, acompanharem, filmarem e fotografarem o ato de generosidade para todo mundo ver. Já a Bíblia diz que a mão esquerda não precisa saber do que a direita fizer.(Mateus 6.3)
Alguns jogadores evangélicos se sentiram constrangidos, pois “ só ficaram sabendo quando chegaram ao local que se tratava de um ambiente espírita”, e recusaram-se a participar do evento. Depois se desculparam em público.Um desconforto que poderia ser evitado com a comunicação verdadeira; se houvesse a compreensão e respeito pelas convicções pessoais de quem professa a sua fé; a prática de filantropia de verdade, sem propaganda; e também avaliação do valor das crianças que não tem nada a ver com câmeras, diferenças, patrocínios e fofocas.
Não faltam oportunidades aos jogadores para praticarem gestos de amor (os necessitados sempre temos conosco), fora da agenda dos dirigentes e patrocinadores e da pauta dos jornalistas. Isso foi querer jogar para a torcida. Será que estes últimos estavam verdadeiramente interessados no bem estar das crianças ou apenas defendiam a máxima de que “o show deve continuar”?
Vale lembrar, conforme alertou Tiago, “a religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1.27). E para quem gosta de falar muito, vale o conselho do irmão do Senhor: “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.” (Tiago 1.27)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.