Crescendo na graça e no conhecimento

7 de outubro de 2011

Características de um líder em tempos de crise


O  verdadeiro líder se reconhece em momentos de crise. Leia o que diz o livro de Neemias.
 Justamente quando não se sabe o que fazer, quando  não se tem ânimo nem estratégias de como vencer as crises, o verdadeiro líder surge para solucionar o problema.
O líder vocacionado por Deus tem capacidades dotadas pelo Espírito para a tomada de decisão. No exemplo de Neemias, identificamos algumas destas características fundamentais.

Vejamos algumas destas características:

1.      Mantém o interesse sobre a situação do grupo: Quando da visita de seu irmão e mais alguns que vieram de Jerusalém à Babilônia, perguntou como estava a situação do povo. Apesar de estar confortavelmente instalado no palácio, não se esqueceu dos seus dalém. Teve consciência das necessidades de seu povo ao conhecer os seus problemas e estar a par das últimas notícias. O líder autêntico gosta de inquirir, investigar, sondar para assim avaliar a situação.
2.      Soube ouvir. Ele ouviu o relato do seu irmão. Lideres ouvem bastante antes de tomar decisões. Não vão à primeira conversa. Não se deixam levar por insinuações ou boatos. Procuram saber da realidade dos fatos e assim toma decisões, com base em evidências.   
3.      Ora. Encaminha os problemas para o Dirigente Supremo, Deus. Espera as orientações superiores, não se acha o detentor da verdade, mas busca a verdade como base para a ação, soba a orientação de Deus.
4.       Sente a dor do seu povo. Chora e lamenta a situação de miséria e assim se identifica como um deles. Era assim que Jesus agia. Sempre movido de íntima compaixão, curava, libertava, ressuscitava, salvava pessoas do cativeiro do pecado. O líder sofre como todos sofrem porém a diferença está na capacidade de agir dada por Deus em socorro os demais. Chora quando muitos pensam em sorrir.
5.      O líder é humilde. Neemias pediu a Deus graça antes de se apresentar diante do Rei. Quando o fez, ainda orou mais uma vez e assim argumentou, pedindo-lhe autorização para voltar a Jerusalém. Líderes não agem como salvadores da pátria ou revolucionários. Para assumirem a liderança reconhecem sempre estar debaixo de alguma forma de autoridade superior, a divina e a dos homens.
6.      Líderes proativos deixam a zona de conforto. Poderia muito bem Neemias ao saber do quadro caótico de sua nação, procurar se preservar em comodidade no palácio. Porém decidiu abandonar a aparente segurança para enfrentar com coragem as lutas e oposições em favor de seu povo. O líder autêntico se sacrifica.
7.      O líder prudente como Neemias sabe pisar em território estranho, sabe se relacionar. Ele pediu cartas de autorização para transitar entre os reinos vizinhos e assim garantir o seu acesso à Judá.
8.      O líder não faz alardes, não é marqueteiro. Age de maneira discreta. Assim Neemias passou três dias avaliando o quadro de desolação dos muros da cidade de Jerusalém. Toma ciência pessoalmente das condições relatadas. As informações são checadas, fatos e dados são avaliados antes de uma tomada de decisão.Em suma, estabelece um planejamento estratégico antes de agir, tem senso de organização. Tem o dom de governo.

9.      Lideres espirituais ouvem a voz de Deus. Aquilo que Deus coloca no coração do líder no tempo certo é exposto a quem interessa. Neemias reúne os líderes locais e delibera acerca do que Deus já o orientou a fazer. Tem um bom relacionamento com o ministério, planeja ações com o consentimento da equipe.
10.  Lideres vindos de Deus animam os seus liderados. Não com técnicas de auto-ajuda,  frases de efeito de palestrantes motivacionais ou copiados de livros exotéricos, não. Líderes guiados por Deus falam do que vem de Deus. Animam seus liderados com base na Palavra e, quando o Espírito fala, o povo recebe a mensagem e, em dando ouvido, é beneficiado.
11. Não dá ouvidos aos adversários e opositores da obra. Mantém o foco no objetivo traçado e não se deixa levar por ameaças ou sedições que o levem a sair da rota.
.

      Finalmente, o verdadeiro líder age. Não cruza os braços e diz: - Vão. Mas sempre diz vamos, sendo  o primeiro a se levantar e partir para a obra. participa como os demais na execução das tarefas.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.