Crescendo na graça e no conhecimento

12 de agosto de 2011

MOTIVOS PARA LOUVAR A DEUS

Mas por que louvar a DEUS, que razões temos para louvar a ao Senhor ? O autor do salmo 147 responde e aponta razões sobradas para magnificar o nome do Senhor:

Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso DEUS; isto é agradável; decoroso é o louvor.

É bom cantar ao Senhor porque a Ele pertence o louvor, nele depositamos júbilos e alegrias porque Ele é digno de receber o nosso louvor. Estamos entregando o louvor a quem de direito, a quem merece ser louvado. Por isso é dom louvar ao Senhor. Isto é agradável, tanto a DEUS quanto a nosso espírito de adorador. O louvor fica bem a DEUS e só a Ele.
É clássico o texto de Atos dos Apóstolos que relata a vitória de Paulo e Silas na prisão quando foram libertos após louvarem ao Senhor. Atos 16:25-31. Eles não repetiam ladainhas ou cantavam a música mais tocada das paradas de sucesso. Eles louvavam adorando ao Senhor através de cânticos, expressando a gratidão por estarem sofrendo pela causa bendita de Cristo e do evangelho (1 Pedro 3:14, 4:16; Apocalipse 20:4; Filemon 1:13.) Também não estavam repetindo frases mágicas de efeito para terem as cadeias quebradas. Simplesmente tributaram louvores ao Senhor que recebeu os seus louvores sinceros e, sem esperarem recompensas, o milagre ocorreu.

O SENHOR edifica Jerusalém; congrega os dispersos de Israel;

DEUS merece ser louvado porque é Ele que edifica Jerusalém. Porque o Seu cuidado para com o seu povo não mudou ainda quando desobediente, renitente, DEUS torna a congregar os dispersos de Israel e edificar a Igreja vitoriosa. Por isso também é digno de ser louvado.
Vivíamos desgarrados como ovelhas sem pastor (Isaías 53:6 ; Tito 3:3; 1 Pedro 2:25) mas DEUS em Cristo Jesus removeu a barreira que nos separava de DEUS e da comunidade dos céus, rasgando a promissória da dívida que nos era contrária (Colossenses 2:14), e nos fez um povo (Efésios 2:14), povo de DEUS para louvor da Sua glória. (Efésios 1.12-14). Por isso louvamos ao Senhor.

DEUS sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas;

Louvamos ao DEUS Eterno porque ele sara os quebrantados de coração. Salmos 147:3. Um coração contrito DEUS não despreza. Salmos 51:17. Pessoas arrependidas, quebrantadas, humilhadas na presença de DEUS são renovadas, transformadas, saradas, cheias de alegria e de paz. Quantos que perderam o sentido e razão de viver, desatinados pelo caminho da vida seguiam os caminhos do coração enganoso e, a partir do encontro com Cristo, renderam-se, entregando-se sem reservas ao Senhor que colocou a ovelha ferida nos ombros, ligou-lhe as feridas e a levou ao seu redil santo, vestindo vestes de salvação, espírito de alegria, certeza de vida eterna. Por isso louvamos ao Senhor. Aleluia !

DEUS Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome.

DEUS é louvado porque ele é o DEUS criador de todas as coisas. Isaías teve uma visão dos anjos diante do trono de DEUS a louvá-lo porque Ele é Santo e toda a terra está cheia da sua glória. DEUS manifesta-se em cada partícula da natureza que o louva à todo instante, conforme exaltou o Salmista no salmo 148:

Louvai ao SENHOR! Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvai ao SENHOR desde a terra, vós, baleias e todos os abismos. Salmos 148:1-4,7.

DEUS conta todas as estrelas chamando a cada uma pelo seu nome. Ele conhece com precisão todo o universo maravilhoso da Sua criação. Todo o cosmos segue as leis que foram determinadas pelo Criador. Ele sabe onde se encontra cada uma das milhares de estrelas, que realizam o propósito do Criador.  O menor ser vivo da face da Terra até a grandiosa baleia que singra os mares, tudo que respira louva ao Senhor (Salmos 150:6).  Os anjos, os céus a terra o firmamento anunciam a obra das suas mãos. Salmos 19:1. Aleluia !
Como Criador, o Senhor rege e age através da natureza.  Ele envia as suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente; dá a neve como lã e espalha a geada como cinza. Ele arroja o seu gelo em migalhas; quem resiste ao seu frio? Manda a sua palavra e o derrete; faz soprar o vento, e as águas correm. Salmo 147.15-18.
Quando se revelou à Jó DEUS mostrou a Sua ação incomparável como único Criador.  “Onde estavas tu quando eu fundava a terra?” Jó 38:4.
Ainda que a ciência lute e insista em defender o evolucionismo de Darwin como explicação para a Criação, cremos simplesmente, “pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de DEUS, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. Hebreus 11:3
Na verdade a natureza serve como meio de glorificação a DEUS e, através dela, o homem pode reconhecer que existe um supremo Criador, conforme atestou Paulo em Romanos, capítulo primeiro:

“porquanto o que de DEUS se pode conhecer é manifesto entre eles, porque DEUS lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de DEUS, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de DEUS, não o glorificaram como DEUS, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Romanos 1.19-21.

Grande é o Senhor nosso e mui poderoso

A Igreja Vitoriosa louva ao Senhor porque reconhece que Ele, e somente Ele, é grande e mui poderoso. Ele é o El Shaddai, o DEUS Todo-poderoso. Desde o Gênesis ao Apocalipse, DEUS é louvado e reconhecido como DEUS Todo-poderoso. Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor DEUS, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8.  Leia Apocalipse 4:8; 11:17; 15:3; 16:7; 16:14; 19:6; 19:15; 21:22.

Nenhum comentário:

Lições 4.o Trimestre 2013

Lições 4.o Trimestre 2013
Conselhos para a vida

Lição 1 - O Valor dos Bons Conselhos
Lição 2 - Advertências Contra o Adultério
Lição 3 - Trabalho e Prosperidade
Lição 4 - Lidando de Forma Correta com o Dinheiro
Lição 5 - O Cuidado com Aquilo que Falamos
Lição 6 - O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos
Lição 7 - Contrapondo a Arrogância Com a Humildade
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Lição 9 - O Tempo para Todas as Coisas
Lição 10 - Cumprindo as Obrigações Diante de Deus
Lição 11 - A Ilusória Prosperidade dos Ímpios
Lição 12 - Lança o teu Pão Sobre as Águas
Lição 13 - Tema a Deus em todo o Tempo

Comentarista:

José Gonçalves - Pastor, Professor de Teologia, Escritor e Vice-presidente da Comissão deApologética da CGADB; Comentarista das revistas de Escola Dominical da CPAD.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco


Se copiar algum texto, favor citar a fonte com o nome do autor e o link deste blog.